XIII Colóquio QUAPÁ-SEL 2018: Nova data para envio de trabalhos

desenho_coloquio2

XIII COLÓQUIO QUAPÁ-SEL – Santa Maria, 01 e 02 de Outubro de 2018
Os sistemas de espaços livres e as transformações na paisagem: políticas e projetos

CHAMADA DE TRABALHOS: 03 DE AGOSTO DE 2018
NOVA DATA: 15 DE AGOSTO DE 2018

Faça o download do template: XIII-Colóquio-Quapa-SEL_template-5
Envie artigo para: xiiicoloquio@gmail.com

O evento deste ano, organizado pela Rede Nacional QUAPÁ-SEL, destina-se a discutir perspectivas teórico-metodológicas para a abordagem das transformações na paisagem, processos, políticas e planos.

O Colóquio será desenvolvido do seguinte modo:

• palestras e apresentação de trabalhos alinhados em eixos temáticos;
  • debates por grupo temático;
  • sessão final com apresentação de conclusões de cada grupo e síntese geral dos conceitos e padrões apresentados.

A apresentação de trabalhos deverá alinhar-se aos seguintes eixos temáticos:

1. POLÍTICAS E PROJETOS INDUTORES DA TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM. O papel do Estado nos processos e transformações. Entender como os municípios empregam instrumentos de participação, de planejamento, e qual seu papel efetivo nas transformações das relações entre paisagem e espaços livres. Exemplos: legislação urbanística e ambiental, planos diretores, projetos habitacionais e espaços livres, qualificação de orlas, produção e gestão de novos espaços livres públicos.
  2. MORFOLOGIA URBANA E TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM. Estudo dos processos e condicionantes que determinam as diferentes formas das cidades brasileiras. Exemplos: a tipologia urbana, verticalização, os diferentes agentes, a questão fundiária e as condicionantes naturais.
  3. AS PAISAGENS DAS BORDAS. Entender as dinâmicas que relacionam novas formas de produção que se manifestam comumente em áreas de transição entre municípios, metropolitanos ou não. Exemplos: condomínios horizontais, condomínios de lotes, loteamentos de acessos controlados, loteamentos abertos, PMCMV, reservas de bordas, áreas agrícolas, chácaras de recreio, o rural urbano, indústrias e logística, mobilidades e periferias.
  4. APROPRIAÇÕES NOVAS E CONSOLIDADAS. As mudanças culturais e o seu rebatimento nas formas de apropriação dos espaços livres. Exemplos: os movimentos sociais, a sociedade organizada, raves, pancadões, “rolezinhos”, carnaval de rua, o rural como lazer.
  5. SEL E MOBILIDADE. Entender as relações entre os sistemas de espaços livres e a mobilidade frente às recentes transformações da paisagem brasileira. Exemplos: calçadas, pistas cicláveis, acessibilidade universal, segurança viária, sistemas de transporte, sistemas de mobilidade (motorizada ou não), interfaces dos sistemas de mobilidade e saúde pública.

As inscrições para o XIII COLÓQUIO QUAPÁ-SEL são feitas preferencialmente no local (Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria/ RS), no dia 01 de outubro.
Também serão aceitos depósitos bancários (dados da conta corrente estarão disponíveis em breve).
Terão o custo de R$ 80,00 para professores e profissionais e de R$ 50,00 para estudantes.
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: xiiicoloquio@gmail.com