Colóquio QUAPÁ-SEL

O Colóquio QUAPÁ-SEL é evento científico aberto, de caráter anual, organizado pela Rede Nacional de Pesquisa QUAPÁ-SEL. Trata-se de momento de trabalho onde se apresentam e se debatem resultados de pesquisa visando ampliar o conhecimento da realidade urbana brasileira com ênfase em seus sistemas de espaços livres – públicos e privados – e se discutem tópicos fundamentais sobre o assunto, com o objetivo de construir coletivamente bases conceituais e metodológicas que contribuam para o avanço da pesquisa temática da Rede Nacional QUAPÁ-SEL.

A Rede QUAPÁ-SEL é aberta a pesquisadores que objetivem compreender os sistemas de espaços livres das cidades e metrópoles brasileiras, suas características, qualidades e potencialidades. O entendimento da realidade urbana nacional sobre o tema objetiva, também, contribuir para políticas públicas que visem qualificar a paisagem e o ambiente urbanos.

Eventos científicos, de caráter itinerante, iniciados em 2006, que tem como objetivo a discussão e o trabalho coletivo de pesquisadores da rede nacional QUAPÁ Sel, sobre a temática sistema de espaços livres e a cidade brasileira por pesquisadores e estudiosos afins. Inicialmente foi localizado na FAUUSP, em São Paulo, já tendo edições em Campo Grande (Universidade Federal  do mato Grosso do Sul ), Rio de Janeiro (Universidade Federal  do Rio de Janeiro ) Curitiba (Universidade Federal  do Paraná ), Vitória (Universidade Federal  do Espirito Santo ) e Brasília (Universidade nacional de Brasília/UNB, em parceira com os cursos de Arquitetura e Urbanismo da UNIP e … ), sempre sediado em uma universidade de alguma cidade do país que tenha um grupo de pesquisadores vinculado a rede nacional.

O colóquio tem uma duração de dois dias e tem como procedimento básico o debate de pontos estruturais das pesquisas em andamento, com temáticas propostas pela coordenação  geral da pesquisa em andamento.

Como qualquer evento científico recebe textos sobre as temáticas em pauta, que após avaliação por comissão científica, se aprovados, são objeto de comunicação oral e debatidos.

Esta atividade, como a apresentação de palestras ocupa 25% do tempo do evento sendo o restante, a maioria 75%, é destinado a discussão das temáticas do evento, que são objeto ao final de síntese.

O XII Colóquio será realizado na FAUUSP nos dias 12 e 13 de outubro de 2017. Este colóquio é destinado à consolidação de resultados das oficinas e pesquisas realizadas pela Rede Nacional QUAPÁ-SEL e a apresentação de trabalhos será voltada apenas aos pesquisadores da Rede. Demais interessados no XII Colóquio QUAPÁ-SEL estão convidados a participar com ouvintes ativos, trazendo questionamentos e ideias.

Estão disponíveis no site os artigos aprovados nos seguintes eventos: